quarta-feira, julho 26, 2006

OpenOffice.org 2 no Debian sarge (stable)

Como os usuários Debian sabem, a versão do OpenOffice.org no Debian sarge (stable) é a 1.1.3, a versão 2 só está presente no etch (testing) e no sid (unstable).

Porém, eu decidi fazer um downgrade. Usava o Debian etch em casa, e decidi voltar para o sarge. Porque? Porque alguns pacotes sempre faltam nas versões testing do Debian, além de eu desconfiar que o atual X.Org do testing está com o desempenho um pouco abalado e que algumas fontes estão estranhas (paranóia minha).

Eu sempre sentia um pouco de vontade de voltar pro sarge, mas duas coisas me impediam, na verdade, a falta delas: o OpenOffice.org do sarge é o 1.1.3 e o Firefox é o 1.0.4.

Bem, o Firefox eu posso baixar a versão mais nova no site oficial e instalar. O OpenOffice.org também... mas como muitos devem ter notado, o antigo instalador standalone do OpenOffice.org sumiu!!! Agora são apenas RPMs... que droga... e eles não dão pacotes .deb.

Mas nem tudo está perdido. Descobri recentemente que o site brasileiro do OpenOffice.org fornece pacotes .deb (que bom!). E mesmo que você decida usar os pacotes oficiais (RPM), isso é possível com uma ferramenta chamada alien, um conversor de "quase qualquer coisa" para ".deb". E antes que eu me esqueça (e você também):

# apt-get install alien

Então, se você baixar o BrOffice, basta descompactar o arquivo e fazer:

# dpkg -i *.deb

Mas se você prefere a versão oficial em inglês, descompacte o arquivo baixado e entre no diretório criado por ele. Lá dentro, você verá um diretório chamado "RPMS", "cd nele". Agora, vamos ao alien:

# alien *.rpm

Os RPMs irão se transformar em .deb. Após isso:

# dpkg -i *.deb

Pronto! OpenOffice.org 2 instaldo no Debian sarge. Mas isso é muito simples, ainda não está digno de um post no meu blog. Vamos ao problema!

Se seu Debian sarge estiver atualizado, após instalar o OpenOffice.org, tente abrir o Impress. Tentou? Acho que você levou um belo CRASH! Ele simplesmente fecha e abre o Writer. E se você fizer alguma coisa mais elaborada no Writer, ele também fecha.

"Qual o problema?", você me pergunta. Após passar uma noite de ódio com esse problema (eu tava querendo fazer um trabalho pra Universidade), acabei descobrindo após fuçar no oráculo. O OpenOffice.org 2 está conflitando com a versão 2.1.7-2.5 do libfreetype6. A solução é fazer um downgrade para a versão 2.1.7-2.4.

# apt-get install libfreetype6=2.1.7-2.4

Agora, tente abrir o Impress e verá que ele funciona. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Just,
Ao inves de ir no site do openoffice.br, fui em broffice.br... lá eles oferecem rpm e deb. Instalei segundo as instruções deles, e funfou tudo direitinho. Nem o problema com o impress que você cita aconteceu. A versão instalada foi a broffice 2.0.3.
Estou usando Debian BR-CDD 1 (custom debian distribution).
Abraços
Carlão