sexta-feira, agosto 04, 2006

Backports (Debian)

Todo usuário do Debian sarge deve ter um problema em comum: apesar do sistema ser realmente estável, alguns softwares estão bastante desatualizados. Exemplos:

- Firefox 1.0.4
- Thunderbird 1.0.2
- OpenOffice.org 1.1.3
- Gaim 1.2.1
- e por aí vai...

Existe a opção de você não utilizar os pacotes Debian desses softwares e baixar o fonte no site oficial e compilar. Mas qual a graça de usar Debian sem o apt?

Essa semana, enquanto pesquisava sobre como instalar o Catalyst no Debian sarge (ele tem pacotes no testing e no unstable, mas não no stable), encontrei um site chamado Debian Backports, que fornece os pacotes do Debian testing (alguns do unstable), compilados com as libs do stable (sarge). E lá estava o libcatalyst-perl, que é do testing, mas preparado para o sarge :)

O Backports funciona assim: você inclui o repositório deles em /etc/apt/sources.list e pode instalar os pacotes mais recentes com o apt-get:

deb http://www.backports.org/debian/ sarge-backports main contrib non-free

Depois é preciso adicionar essas linhas em /etc/apt/preferences (isso vai desativar os pacotes do Backports e fazer o apt usar os pacotes do sarge como padrão):

Package: *
Pin: release a=sarge-backports
Pin-Priority: 200

Para instalar um pacote que está no Backports:

# apt-get update
# apt-get -t sarge-backports install mutt

Pronto. Seja feliz no Debian sarge! :)

7 comentários:

Unknown disse...

Na verdade em outubro vai haver uma revisão apenas, o lançamento oficial do etch vai ser em dezembro, de acordo com o site oficial:

http://www.debian.org/News/2006/20060724

Anônimo disse...

E ai cara! legal seu blog. Acho que vou acabar mudando pro Debian, ja to desistindo do slackware.. ta dificil demais pra mim.. ate hoje me bato pra instalar a plca de rede, rsrs!
Valeu!

Unknown disse...

Hehehe. Comecei no Slackware 7.0, gosto muito dele também, só que o Debian possui milhares de pacotes pré-compilados. Tem um programa pra configurar a rede no Slackware, se não me engano é o 'netconfig' ou 'netsetup' (não lembro direito). Se ele não funcionar, provavelmente é porque sua placa de rede não tem módulo compilado no kernel. Aí você vai ter que baixar o fonte do módulo e compilar manualmente.

Anônimo disse...

Just,

precisa remover o programa de versão anterior existente antes de instalar a nova versão, ou ele já dá conta do recado?

flw

Unknown disse...

Se a versão do sarge já estiver instalada, você faz como diz no meu texto:

apt-get -t sarge-backports install programa

Anônimo disse...

Oi Just,
Resolvi albergar na sua "casa" hoje... :-)
Talvez você pudesse ajustar o texto do seu blog... você diz que precisa alterar o arquivo "preferences" E depois usar apt-get -t bla bla...
Fui no site original, e pelo que entendi, é um OU outro, ou seja, se não quiser gerar o arquivo preferences, usa o comando apt-get -t.
Abraços!
carlão

Anônimo disse...

Caro just, preciso remover o openoffice de uma maquina já tentei de tudo, e mesmo usando as ferramentas de remoção do Norton ainda restaram 72 arquivos que não consigo remover por nada neste mundo, por um acaso vc não pode me dar alguma dica de como remover estes aquivos?