quarta-feira, novembro 25, 2009

Hoje recebi um e-mail de Abelardo Fraga, Diretor Comercial da AF Datalink, fabricante de cabos coaxiais. Ele comenta sobre o artigo O fim da paranóia, que eu escrevi em julho deste ano, falando sobre a não necessidade de usarmos stubs nos cabos coaxiais em redes Wi-Fi. Copio abaixo o e-mail de Abelardo:

"Prezado João Paulo Just

Recebi o seu artigo e achei bem interessante. Realmente usar stub não se faz necessário, e não recomendamos.

Na verdade o maior indíce de problemas que achamos em instalações e que geram problemas de transmissão do sinal são:

uso de conectores de baixa qualidade
montagem dos conectores não adequadas
danos no cabo

Claro que poderia falar de uso de cabos de baixa qualidade (mas prefiro omitir este comentário para não parcerer parcial ).

O fato é que gastamos muitos esforços na fabricação (controle do processo) dos cabos para termos um cabo com baixa perdade retorno, sem contar nos investimentos em equipamentos de controle do processo e de laboratório. A garantia da baixa perda de retorno no cabo , um manuseio adequado do cabo em campo e com uma boa conectorização são necessários e suficientes para ter uma boa transmissão de sinal.

Faço aqui o convite para conhecer a nossa fábrica qdo estiver por São Paulo."


Fica claro que não precisamos realmente usar stubs pra fazer casamento de impedância dos nossos sistemas. Uma boa conectorização e manuseio dos cabos são suficientes para tirarmos o máximo de proveito do nosso sistema, sem esquecer de usar materiais de boa qualidade, claro.

Obviamente, gambiarras só vão piorar a situação. Alguém aqui já viu stub em torres de operadoras de celular?

Nenhum comentário: