domingo, julho 26, 2009

Calcule o casamento da sua antena

Olá, pessoal.

Continuei trabalhando no assunto do post anterior, sobre stubs e casamento de impedâncias. Pra facilitar minha tarefa, fiz um programa em Java que calcula qual a porcentagem de potência do sinal emitido pelo rádio que chegará à sua antena, dadas as impedâncias complexas do cabo e da antena. O link para download está abaixo:

http://www.rg3.net/rf/impedancia.zip

O arquivo ZIP vem com o código-fonte do programa (quem quiser mexer no código, use o Eclipse). Pra rodar, basta ter o Java instalado e executar o arquivo Impedancia.jar

Pois bem, com esse programa, fiz uns testes. Um certo indivíduo andou dizendo que provedor de Internet não sabe instalar antena, que na maioria das vezes, quando um provedor instala uma antena, obtém apenas 30% de rendimento do sistema (ou seja, apenas 30% da energia emitida pelo rádio é irradiada pela antena). E que fazendo o stub, poderíamos conseguir subir esse nível pra 80%.

No texto do post anterior, mostrei através de cálculos que usando um cabo de 50 ohms e uma antena também de 50 ohms de dois fornecedores bem conhecidos, conseguiríamos 99% de rendimento (99% da energia do rádio seria irradiada pela antena). Em um post do Under-linux.org, essa mesma pessoa disse que isso era absurdo, que se os fabricantes tivessem feito a antena com aquele valor de impedância que usei, eles poderiam fazer antenas pra NASA, pois estaria muito perfeita (eu acredito no fabricante, pois pelo e-mail que recebi, me parece que eles mediram esse valor de impedância. Tem até um gráfico da Carta de Smith).

Então, decidi fazer mais cálculos. Suponha que estamos usando uma antena de exatos 50 ohms e um cabo de também exatos 75 ohms. Já é uma diferença muito grande, imagino que maior do que a diferença real entre um cabo e uma antena, ambos de 50 ohms. Usei o programinha que fiz pra medir quanta energia chegaria à antena e obtive o resultado abaixo:



De acordo com os cálculos, 96% de energia chegaria à antena. Ora, usando cabos e antenas de 50 ohms não seriam apenas uns 30%?? Como é que usando um cabo de 75 ohms e uma antena de 50 ohms conseguiríamos 96%?

Decidi continuar, e usei agora um cabo de 100 ohms e uma antena ainda de 50 ohms. Muito grande a diferença, não é? Será que um cabo comercial de 50 ohms e uma antena comercial também de 50 ohms chegariam a essa diferença tão monstruosa? Mesmo assim, vamos ver como ficaria?



Agora, 88,88% (praticamente 89%) da energia foi irradiada. Perdemos 12% de energia. E aquela história que antena de provedor de Internet só irradia 30% de energia? Será que uma instalação de provedor, usando os cabos de impedâncias corretas, é realmente pior que essa instalação usando cabos de 100 ohms e antenas de 50 ohms?

O que eu quero dizer mais uma vez, é que não precisamos nos aterrorizar com fábulas e charadas de um engenheiro marqueteiro, que só quer vender antenas. Também não estou dizendo que podemos usar qualquer cabo na instalação, claro que 12% de energia é uma perda a qual não podemos nos dar o luxo de perder, principalmente por causa do sinal que chega à antena, que é na casa dos decibéis negativos.

E pra ressaltar: não sou eu que estou inventando essas coisas, tudo isso aprendi em livros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!