quarta-feira, dezembro 13, 2006

Curso de wxWidgets: Uma pausa

Olá, pessoal.

Como perceberam, já tem um tempo que não posto nada sobre o curso de wxWidgets. Bem, vou dar uma pausa nele por enquanto, pois estou terminando trabalhos e provas de final de semestre na Universidade e estou meio sem tempo. O curso voltará na segunda semana de Janeiro, sem falta. :)

4 comentários:

Anônimo disse...

Opa cara, eu sei q nao te conheço, ma vi teu curso de wxWidgets e achei mto bom. Queria tirar duas duvidas. A primeira é com relação a um programa que eu fiz no qual eu coloquei varios wxTextCtrl (é um programa de ajuste de retas, e eu coloquei um wxTextCtrl para cada ponto). O problema é com os métodos Cut, Paste e Copy. Meu programa tem os wxTextCtrl x0, x1... x9; y0,y1...y9 e err0,err1...err9. Como fazer o programa saber em qual wxTextCtrl o cursor de digitação se encontra para chamar os Métodos Cut, Paste e Copy aplicados a ele?
Se puder me dar uma ajuda, manda um e-mail pra gniedu@globo.com. Valeu...

Anônimo disse...

A outra dúvida é sobre como carregar imagens. No construtor da classe MyFrame (o frame principal, que herda de wxFrame) eu coloquei:

wxBitmap* bmp = new wxBitmap("resource/reta.bmp", wxBITMAP_TYPE_BMP);

Só isso não fez a imagem aparecer. Testei DIVERSAS outras maneiras, mas acho que tô esquecendo alguma coisa. Tem alguma forma fácil de fazer a imagem aparecer, por exemplo passando o caminho dela, a posição (um wxPoint) e o tamanho (um wxSize)? Se não houver uma maneira fácil, como posso fazr então?

Anônimo disse...

opa velho, foim la encher o saco de novo, mas o 2o jah tah resolvido... sioh falta o 1o...

Unknown disse...

Olá Guilherme. Não respondi suas dúvidas antes pois estava viajando :)

Sobre o primeiro problema, tente usar wxWindow::FindFocus()

http://www.wxwidgets.org/manuals/stable/wx_wxwindow.html#wxwindowfindfocus

Este método retorna um ponteiro para o widget que tem o foco do teclado. Então, com o ponteiro para o wxTextCtrl em mãos, você pode usar wxTextCtrl::GetValue() para copiar e wxTextCtrl::SetValue() para colar.

Eu não testei esse método ainda, pode ser que algum tratamento extra seja necessário, já que ele pode retornar qualquer ponteiro para wxWindow, mas o ponteiro que você quer é do tipo wxTextCtrl. O problema está no caso do foco do teclado estiver em algum widget que não seja um wxTextCtrl.

Isso é um bom assunto para um post futuro. :)