quinta-feira, novembro 23, 2006

Hotmail no Mozilla Thunderbird

Se você usa o Mozilla Thunderbird e tem conta no Hotmail, provavelmente já teve vontade de baixar suas mensagens pelo software cliente.

Existem vários programas que intermediam a conexão entre o cliente e o Hotmail. Já usei alguns, mas não me agradaram muito. Enfim, encontrei hoje uma extensão para o Thunderbird.

O nome da extensão é WebMail. Basta você instalar a extensão mais o módulo do Hotmail. Essa extensão possui também módulos para outros serviços de webmails.

O primeiro passo é baixar a extensão do WebMail na página de download. Em seguida, baixe o módulo do Hotmail na mesma página. Após instalar as extensões, reinicie o Thunderbird.

O passo seguinte, é configurar a extensão. Clique em Ferramentas -> Extensões. Selecione a extensão do WebMail e clique em Preferências.

Na janela de preferências, certifique-se de que POP e SMTP estão OK (bola verde e texto Running). Caso não estejam rodando, pode ser que você não esteja com permissões para usar portas baixas. Neste caso, clique na aba Ports e escolha portas acima de 1024 para POP e SMTP. Se você precisar modificar as portas, reinicie o Thunderbird novamente.

Por último, adicione sua conta do Hotmail. Basta adicionar a conta normalmente, como você faria com qualquer outra conta POP3. Só que no momento de especificar o servidor POP de entrada, use localhost. Termine o resto do assistente de nova conta normalmente.

Se você mudou as portas POP e SMTP na extensão, você terá que fazer o mesmo na configuração da sua conta. Clique em Editar -> Configuração de contas. Procure sua conta do Hotmail e clique na seção Configurações do servidor. Configure a porta para o mesmo número que você escolheu na configuração da extensão. Em seguida, vá para Servidor de saída (SMTP), lá no final, e adicione o servidor SMTP localhost com a porta SMTP que você escolheu nas configurações da extensão.

Pronto! Seu Thunderbird está pronto para baixar e-mails do Hotmail. :)

4 comentários:

Bruno disse...

Valeu pela dica cara. Só uma complementação: depois que fizer tudo isso que foi falado no post, deve-se ir em ferramentas-extensões-WebMailHotmail-Opções

Nesta parte deve-se selecionar o seu tipo de Hotmail.

Hotmail Website (Production)
Web Dav
Hotmail Website (BETA)

Esse último é aquele Windows Live e é ela que se deve marcar pra quem quer usar windows live no Thunderbird.

Unknown disse...

Se, após as configurações se recebe uma mensagem dizendo, "Undefinid is a unsuported domain" e além disso na caixa de opções do webmailHotmail, após pressionar opções surgir mensagem dizendo "não foi encontrada nenhuma conta do Hotmail", o que se deve fazer?

Airton Bolquett disse...

camarada, bacana o post. Não está completo, mas me ajudou bastante. Valeu!

Edvaldo disse...

Ola amigo, estou usando a ultima versao do mozilla e diz que os complementos nao sao compativeis. Gostaria muito de receber os meus e-mail pelo mozila. Não aguento + o Windows live.