terça-feira, setembro 05, 2006

Windows Vista

Estava eu curioso para ver o sucessor do Windows XP, o Vista. Então, abri o aMule e fiz uma busca. Baixei o DVD do Windows Vista beta 2 e instalei em um computador com a seguinte configuração de hardware:

Pentium 4 HT 3.0 GHz
512 MB de memória RAM
Plca de vídeo on-board
HD de 80 GB (não lembro a marca)
Placa de rede on-board SiS
Placa de rede off-board D-Link AirPlus G+ (rede sem-fio)

Comecei a instalação. Concordo que o novo instalador está realmente bonito, isso me deixou mais ansioso pra ver a cara do novo Windows.

Ao final da instalação, os tambores batiam enquanto o Windows Vista carregava nesse computador. Efetuei logon e entrei no sistema. Papel de parede bonito...

Bem, logo de cara pude perceber que a nova barra de tarefas do Windows Vista parece o painél do KDE, o botão "Iniciar" virou um círculo preto com o logotipo do Windows (estilo o menu K). As bordas das janelas parecem ter sido inspiradas nos inúmeros temas existentes para o GNOME e KDE. Os botões parecem com os do Mac e a cara do Windows Explorer me lembrou uma mistura de Nautilus (GNOME) com Konqueror (KDE) - não falando do tema, mas da organização das coisas.

Ora, mas ficou bonito!!! Isso é que importa. Mais importante que essa beleza toda (que eu já havia saboreado no Linux) é minha memória RAM. Esse Vista é um ladrão! Basta efetuar logon no sistema para consumir 380 MB (inserimos um pen drive USB e o consumo de memória subiu pra 400 MB).

Pra quem gosta de jogar paciência, campo minado e aqueles joguinhos do Windows, sugestão: compre uma placa 3D. Ao abrir Paciência, ele me avisou que eu não tenho placa aceleradora 3D, portanto, o jogo poderia ficar lento... e ficou (e como!!!). Ah! Se você pretende ver vídeos no seu Vista, compre uma placa 3D também, pois sem ela o Media Player nem abre o vídeo (pelo menos não abriu nessa on-board).

Bem, o novo KDE 3.5 roda suavemente em um laptop Pentium III 600 MHz com 312 MB de RAM e é mais bonito que o Windows Vista.

Não escrevi esse post pra esculhambar a Microsoft, mas acho que ela poderia ter feito um trabalho melhor. E não falo de interface gráfica bonita, mas de programação eficiente que não sugue tantos recursos da máquina. Minha opinião é que esse tipo de coisa é proposital, pra alavancar o consumo de hardwares caros.

Pelo menos o WinPolicy rodou sem problemas no Windows Vista. :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Just, acho que a questão de desempenho do Vista foi seriamente comprometida pelo fato de toda a sua interface gráfica (a famosa Aero) ser baseada em gráficos vetoriais o que consequentemente exige um poder maior no processamento gráfico. Não sei como funciona isso no Gnome ou KDE, mas imagino que assim como as versões anteriores do Windows a interface não seja 100% vetorial.

Unknown disse...

O problema dessa interface vetorial Aero no Vista é que exclui os computadores de menor porte (vão perder clientes). Eu também tentei desativar os efeitos visuais e usar a intarfece normal, como no Windows 2000 e anteriores, mas mesmo assim o consumo de memória foi alto.