sexta-feira, setembro 01, 2006

Curso de wxWidgets em C++

Olá, pessoal.

Decidi finalmente começar meu curso de wxWidgets através do meu blog. Eu já vinha idealizando ele desde o meu primeiro dia de blogueiro. É um tipo de "Aprenda você mesmo wxWidgets em x posts" (o "x" significa que não sei em qual post vou parar). O objetivo é ensinar como fazer bons softwares com interfaces gráficas usando C++.

Muita gente pensa que programar em C e C++ é extremamente complicado. A culpa é da API do Windows! Realmente ela é um pouco chata de aprender, pelo menos esta é minha opinião. Aí, infelizmente, as pessoas tendem a correr pro Java.

OBSERVAÇÃO: A partir deste ponto, é necessário avisar que no percurso deste curso, e provavelmente em alguns outros posts do meu blog, você verá frases e afirmações não muito amigáveis à esta linguagem. Não tenho nada contra Java, até conheço um pouco da linguagem (não tanto quanto C e C++), mas faço isso porque gosto de pirraçar programadores Java, é meu esporte favorito.

Voltando ao curso, minha tarefa aqui é resgatar as pobres almas perdidas no mundo do Java, Delphi, Visual Basic e outros, trazendo-as pro lado do C/C++. Você vai aprender que programar com interfaces gráficas em C++ usando wxWidgets é ainda mais fácil que programar em Java.

"O que eu NÃO vou aprender?"

Processos de desenvolvimento de software, documentação, análise, etc. Bem, provavelmente eu fale um pouco sobre essas coisas, mas não vou entrar em detalhes. O objetivo do curso é o wxWidgets no C++.

"O que é preciso para estudar através deste curso?"

Bem, se você já souber C e C++, já é o suficiente. Mas se você sabe pouco ou nada sobre estas linguagens, não se desespere! Existe um curso on-line de C da UFMG em http://ead1.eee.ufmg.br/cursos/C/ . Mas é bom lembrar que você precisa saber pelo menos o básico de orientação a objetos em C++, já que o wxWidgets é orientado a objetos.

"Que bom! Quais serão os tópicos estudados?"

Não tenho um cronograma fixo para seguir, mas pretendo começar da seguinte forma:

- Introdução a wxWidgets, como configurar, instalar e usar;
- "Hello, world" em wxWidgets;
- E aí vamos nos infiltrando nas outras classes da Framework...

Referências bibliográficas

Para dúvidas de C++, uso o livro "C++: Como Programar" de Deitel. Para dúvidas sobre o wxWidgets, uso a documentação on-line no endereço http://www.wxwidgets.org/
Mais uma vez, recomendo o curso de C da UFMG.

Outros detalhes

Tentarei escrever um post por semana, isso vai dar tempo para os visitantes estudarem o post e para que eu possa preparar o próximo ("tentarei", porque preciso dividir meu tempo com outras coisas, inclusive o lazer). Cada post também terá um código de exemplo do assunto abordado e os visitantes poderão deixar comentários, podendo tirar dúvidas com outros visitantes ou comigo mesmo, ou até mesmo sugerir alguma coisa.

Então, espero que isso dê certo. Além de divulgar o conhecimento, pretendo também melhorar o meu próprio conhecimento. :)

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou ansioso! rss...
com certeza vai ser bastante produtivo!
boa sorte para nós!

Anônimo disse...

Como disseram na lista de discussão do grupo linux uesc...

"precisamos conter o avanço do JAVA!"

:-)

Abraços!
carlão

Éder Wagner disse...

Legal... Gostei da iniciativa... Estou ancioso...

Alex...70 disse...

Oi amigo, parabens pelo seu trabalho. Tenho uma duvida de iniciante ... srsrsrsr .... Por favor me explica: se eu fizer um programinha em CodeBlocks + WxWidgets e C/C++ , ele rodaria "nativamente" em qualquer PC com windows que eu instalasse ? Ou seja o arquivo ".exe" gerado seria o suficiente para rodar meu aplicativo ? ou seria necessário instalar algo nesses computadores como uma API, um plugin ou um framework ? O que puder me ajudar eu agradeço. Alex

Unknown disse...

Cara, vc disse que as pessoas tendem a correr do C pro java, rsrs, num dá outra.

Fui pro java pra ganhar tempo de aprender outras linguagens. Agora descobri wx que é multiplataforma, tô vendo aqui. Se eu fizer uma aplicação simples em wx ela roda em windows e linux??? Sério?

Falaí