quarta-feira, julho 26, 2006

OpenOffice.org 2 no Debian sarge (stable)

Como os usuários Debian sabem, a versão do OpenOffice.org no Debian sarge (stable) é a 1.1.3, a versão 2 só está presente no etch (testing) e no sid (unstable).

Porém, eu decidi fazer um downgrade. Usava o Debian etch em casa, e decidi voltar para o sarge. Porque? Porque alguns pacotes sempre faltam nas versões testing do Debian, além de eu desconfiar que o atual X.Org do testing está com o desempenho um pouco abalado e que algumas fontes estão estranhas (paranóia minha).

Eu sempre sentia um pouco de vontade de voltar pro sarge, mas duas coisas me impediam, na verdade, a falta delas: o OpenOffice.org do sarge é o 1.1.3 e o Firefox é o 1.0.4.

Bem, o Firefox eu posso baixar a versão mais nova no site oficial e instalar. O OpenOffice.org também... mas como muitos devem ter notado, o antigo instalador standalone do OpenOffice.org sumiu!!! Agora são apenas RPMs... que droga... e eles não dão pacotes .deb.

Mas nem tudo está perdido. Descobri recentemente que o site brasileiro do OpenOffice.org fornece pacotes .deb (que bom!). E mesmo que você decida usar os pacotes oficiais (RPM), isso é possível com uma ferramenta chamada alien, um conversor de "quase qualquer coisa" para ".deb". E antes que eu me esqueça (e você também):

# apt-get install alien

Então, se você baixar o BrOffice, basta descompactar o arquivo e fazer:

# dpkg -i *.deb

Mas se você prefere a versão oficial em inglês, descompacte o arquivo baixado e entre no diretório criado por ele. Lá dentro, você verá um diretório chamado "RPMS", "cd nele". Agora, vamos ao alien:

# alien *.rpm

Os RPMs irão se transformar em .deb. Após isso:

# dpkg -i *.deb

Pronto! OpenOffice.org 2 instaldo no Debian sarge. Mas isso é muito simples, ainda não está digno de um post no meu blog. Vamos ao problema!

Se seu Debian sarge estiver atualizado, após instalar o OpenOffice.org, tente abrir o Impress. Tentou? Acho que você levou um belo CRASH! Ele simplesmente fecha e abre o Writer. E se você fizer alguma coisa mais elaborada no Writer, ele também fecha.

"Qual o problema?", você me pergunta. Após passar uma noite de ódio com esse problema (eu tava querendo fazer um trabalho pra Universidade), acabei descobrindo após fuçar no oráculo. O OpenOffice.org 2 está conflitando com a versão 2.1.7-2.5 do libfreetype6. A solução é fazer um downgrade para a versão 2.1.7-2.4.

# apt-get install libfreetype6=2.1.7-2.4

Agora, tente abrir o Impress e verá que ele funciona. :)

terça-feira, julho 18, 2006

Emulando PCs

Trabalho no desenvolvimento de uma distribuição Linux personalizada no CEPEDI. No entanto, preciso testar o programa de instalação de várias formas. Já pensou, sempre que mudar alguma coisa no instalador, ter que regravar o CD-RW e dar boot em um PC? Por isso uso o QEMU, um emulador de PC pra Linux.

Alguns já usaram o VMware (eu nunca). Mas o VMware é um software pra Windows (não sei se possui versão pra outros SOs) e custa uma graninha. O QEMU é gratuito por ser OpenSource e sua utilização é muito fácil.

O site oficial é http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/, mas se você usa Debian:

# apt-get install qemu

Recomendo instalar também o kqemu, ou QEMU Accelerator. É um módulo do kernel que acelera o desempenho do QEMU. Ele tenta rodar a maioria dos códigos dos aplicativos do sistema do PC emulado diretamente no seu processador. Não existe pacote no repositório Debian oficial, você vai ter que compilar na mão.

Após instalado o QEMU, sua utilização é fácil. Você pode até criar uma imagem de disco (um HD em um arquivo):

# qemu-img create meu_hd.img 1024M

Esse comando cria um arquivo de 1 GB pra servir de imagem. Feito isso, coloque um CD de qualquer SO no seu drive de CD e execute o comando:

# qemu -hda meu_hd.img -cdrom /dev/cdrom -boot d

Ele vai emular um PC cujo HD é seu arquivo de imagem, o CD-ROM é seu drive e vai dar boot pelo CD. Alguns argumentos mais comuns:

-hda O /dev/hda do seu PC virtual
-hda, -hdc e -hdd Similar ao -hda
-cdrom Seu drive de CD-ROM
-floppy Seu drive de disquete
-boot [a|c|d] Boot pelo disquete (a), HD (c) ou CD-ROM (d)
-m tamanho Memória RAM do PC virtual
-k pt-br Teclado ABNT2

No site do QEMU, a documentação completa mostra outros argumentos de linha de comando.

Eu usei o QEMU em casa pra emular o Windows 98 e testar o WinPolicy. Funcionou bem:

sábado, julho 15, 2006

Novo site da Justsoft

Não tinha nada de interessante pra postar hoje, então resolvi falar do que fiquei fazendo a tarde toda: mudando o site da Justsoft.

Está parecido com o antigo, as poucas diferenças são a família das fontes, que agora é "Tahoma, Verdana, sans-serif", a barra superior e algumas imagens que coloquei na página.

Na barra superior agora tem uma imagem relevante aos computadores, também passei o logotipo pro lado esquerdo - o lado mais emotivo do cérebro fica à direita, assim, as imagens à esquerda ficam gravadas no lado direito do cérebro e as pessoas tendem a lembrar melhor do logotipo dessa forma. Na página de download do WinPolicy, coloquei uma figurinha que achei bem legal.

As imagens foram tiradas do Alamy, um site que distribui imagens. Você pode baixá-las gratuitamente (as Royalty-Free) ou comprá-las. A diferença das gratuitas para as compradas é a resolução e tamanho, além de que algumas não possuem versão gratuita.

sexta-feira, julho 14, 2006

Kororaa - XGL em Live!

Pra quem viu vídeos do Novell XGL, gostou, mas ainda não o viu pessoalmente (meu caso), o Kororaa te ajuda.

Foi Cesar Lawinsky, formado em Computação na UESC, que me falou que estava testando o XGL. Então perguntei se ele tinha compilado o fonte, mas ele disse que tava usando uma distribuição live que já vinha com o XGL. Essa distribuição é o Kororaa. Fui ao oráculo e encontrei o site oficial: http://kororaa.org/

De acordo com o próprio site, o Kororaa é uma versão binária do Gentoo, com algumas coisas a mais. O Kororaa não-live não vem com o XGL pré-configurado, apenas a versão XGL Live CD o possui. O endereço do download desta versão é http://kororaa.org/static.php?page=static060318-181203

Screenshots? Mas é claro! http://www.tuxmachines.org/gallery/korxgl2

Ainda não experimentei ele pessoalmente porque não tenho placa de vídeo "das boas" em casa. A minha é uma Savage on-board. :(

quinta-feira, julho 13, 2006

uptimed

Se você administra um servidor Linux, BSD ou outro UNIX-like, com certeza você dá uma olhadinha no uptime da máquina de vez em quando. Pois bem, existe uma forma de registrar os maiores uptimes do seu servidor e consultar o ranking a qualquer hora, com um software chamado "uptimed".

Após instalar o uptimed, ele vai registrar o uptime da sua máquina e o horário do boot. Se ela for reiniciada, esse registro fica salvo e um novo registro é criado. Após um certo tempo e alguns reboots, você pode usar o programa "uprecords" para ver a lista dos maiores uptimes da sua máquina. Veja um exemplo:



Se você usa Debian, basta digitar o comando:

# apt-get install uptimed

Caso não, baixe o programa no endereço http://freshmeat.net/projects/uptimed/

quarta-feira, julho 12, 2006

Começando

Olá, pessoal! :)

Também criei um blog, incentivado por Jhenny, que também já tem o seu.

Aqui pretendo interagir com outras pessoas interessadas em programação em C/C++ (talvez Perl também), sistemas UNIX-like e computação em geral. Provavelmente, C/C++ será o tópico mais discutido (minhas linguagens favoritas).

Mas, quem sou eu?

Atualmente sou estudante de Ciência da Computação na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, BA. Já havia cursado cinco semestres de Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (também na Bahia) e três semestres de Sistemas de Informação na Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana. Cursei Física simplesmente por gostar do assunto, mas minha vontade era cursar Computação, por isso entrei no curso de Sistemas de Informação, mas não gostei muito, era muita administração e pouca Computação. Então fui pra Ciência da Computação e me encontrei na academia. Também havia tentado Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco, mas não consegui sobreviver à segunda fase das provas. :P

Além de estudar, sou administrador de Redes do CEPEDI (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus), antigamente era programador. Também tenho uma empresa na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ilhéus, a Justsoft.

Pela Justsoft, desenvolvi o WinPolicy, um software para gerenciamento de políticas de segurança do Windows. Minha empresa também trabalha com desenvolvimento de distribuições Linux personalizadas e softwares para gerenciamento de redes e estações de trabalho.

Pois bem, profissionalmente sou isso aí. Em breve começarei a postar textos sobre programação, UNIX, etc, como havia dito logo acima. :)