domingo, abril 08, 2007

Debian 4.0 (etch) se torna stable!

Finalmente! Aguardava esse momento há alguns meses.

O Debian 4.0, codenome etch, deixou de ser testing e agora é stable. Ele havia sido congelado em dezembro do ano passado, ou seja, novos pacotes deixaram de ser adicionados e os pacotes já contidos no sistema estavam em fase de correção de bugs.

A notícia oficial pode ser lida no site do Debian:

http://www.debian.org/News/2007/20070408

Como também, instruções de download e instalação:

http://www.debian.org/distrib/

Quem usa o Justsoft GNU/Linux, já está rodando o sistema Justsoft em cima do Debian etch. Portanto, basta atualizar o sistema através do APT ou do próprio assistente de atualização que fica ao lado do relógio do GNOME.

Apesar de agora ser stable, vou esperar um pouco antes de atualizar meu servidor, que já usa Debian 3.1 (sarge).

8 comentários:

Anônimo disse...

E o Ubuntu 7.04 sairá daqui a pouco. =]

Anônimo disse...

Ola, Just. Estava lendo seu Blog, sobre o curso de wxWidgets. Interessei bastante e tenho algumas dúvidas ... não achei seu email no site, tem como me passar?
Grato

email = walyd@ibest.com.br

Anônimo disse...

Cara, vo dizer uma coisa.
Odeio blogs. Todos eles so vej o coisas inuteis. Mas o seu eh o primeiro que vejo sendo UTIL e construtivo.
parabens pelo curso de wxwidgets.

Mas tenho uma coisa: estou fazendo no code::blocks, porra, eh mt lerdo pra compilar e o arquivo fica em 27mb só com um wxbutton. eh isso msm?

abraços

Unknown disse...

Olá, Raphael.

Obrigado por elogiar meu blog :)

Sobre o CodeBlocks, nunca usei. Pra estar gerando um executável tão grande, é provável que ele esteja usando a versão debug das bibliotecas. Sugiro que você compile seu próprio wxWidgets como ensinado no blog e use no CodeBlocks. Certamente os executáveis vão ficar menores.

Unknown disse...

ola just, estou iniciando no mundo do WxWidgets, e estou com um problema parecido com o do colega Raphael.

Estou usando o Wx-devcpp, e os executaveis de teste que fiz ficam muito grandes.

por exemplo: um programa que fiz com o builder que le um arquivo, faz alguns calculos e escreve o resultado em 2 stringgrids diferentes tem 57 k.

o mesmo programa no Wx-devcpp tem 4 mega!!!!

como resolvo o problema? recompilando a biblioteca resolve??

abracos.

Unknown disse...

ah, outra pergunta...

o curso vai continuar???

Unknown disse...

Olá, Hermes.

Sugiro a você o mesmo que sugeri a Raphael: recompilar a biblioteca sem o debug (--disable-debug). Essas coisas geralmente ocorrem porque a biblioteca está com informações de debug embutidas.

O curso e todo o blog estão meio parados porque a Universidade está tomando todo meu tempo e estou chegando em casa à noite sem muito gás pra fazer nada :P rsrs Também estou agora responsável pelo site da RG3.Net e também pelo provedor de Internet a Rádio que temos em Feira de Santana (virei sócio da empresa). Essas coisas tão tomando um tempo danado :)

Anônimo disse...

hummmm...E ainda falam mal de java...
Janela com um botão de 27mb???
O pega :P