quarta-feira, setembro 03, 2008

Google Chrome

Instalei hoje nos PCs da RG3. Não pude instalar no meu notebook pois ainda não fizeram o Chrome pra Linux :(

A primeira impressão que tive é que ele realmente é bem simples. Navegador foi feito pra navegar e pronto. Nada de frescuragem. Se o Firefox simplificou a cara dos navegadores, o Chrome simplificou mais ainda (e o Internet Explorer acabou tendo que acompanhar o Firefox nesse quesito).

A segunda impressão que tive é que o bixo é realmente rápido! Nunca vi coisa igual. Não sei se é porque o cache dele ainda está vazio, mas a velocidade me impressionou. Ele usa o mesmo engine do Safari, o WebKit. Inclusive, olhando o User-Agent do Chrome, vi que tem um Safari no final da string (não pude colar a string inteira aqui porque estou escrevendo esse post pelo Linux, vou pegar a string no Windows e colocar aqui depois).

Li também toda a estória em quadrinhos que a Google fez pro lançamento do Chrome e pude concluir que eles fizeram um navegador da complexidade de um sistema operacional, muito violento. Inclusive a forma de tratar as coisas, com vários processos, isolamento entre eles, etc., ficou muito bom e bem pensado.

A terceira coisa que gostei nele foi a página "New tab", que aparece quando você abre uma nova aba. Nessa página, são mostrados os thumbnails dos nove sites mais acessados, além das pesquisas mais recentes. Basta um clique pra reabrir uma página.

O site oficial está em www.google.com/chrome.

Pra quem não sabe do que estou falando ainda, leiam essa notícia.